Aqui na Enseada do Abraão vive um simpático povoado, Vila do Abraão que é a maior das comunidades de toda a Ilha Grande e a principal porta de entrada do turismo, assumindo o papel de “capital econômica” da Ilha Grande.  A enseada possui seu entorno bastante recortada, sendo constituída de 14 praias e 5 ilhotas. O relevo das montanhas é o ponto marcante, apresentado picos de grande inclinação e altitude com belas formas, sendo o Pico do Papagaio a mais curiosa. Possui vários cursos de água descendo das montanhas e desaguando nas praias.

A maior praia é a do Abraão, no fundo da enseada, onde está a Vila de moradores, centro comercial, pontos de embarque e desembarque, com intenso movimento de barcos que realizam passeios e a ligação com o continente. A vila possui vários restaurantes, atividade noturna, bares, sendo por isso muito frequentada por jovens.

A maioria dos habitantes tem sua renda baseada na atividade turística, embora muitas famílias tenham suas atividades voltadas para a pesca, possuem emprego público municipal e estadual ou trabalham na construção civil. A população é de aproximadamente 1.900 habitantes. Em Abraão, localiza-se as sedes da sub-prefeitura e dos órgãos do Meio Ambiente.

Principais atrativos:

  • Praias de águas claras e calmas, predominantemente verdes;
  • Ruínas do Lazareto, presídio, monumentos e ruínas do tempo Brasil Colônia;
  • Trilhas na Mata Atlântica exuberante, picos, riachos e pequenos riachos;
  • Passeios náuticos  para os principais pontos turísticos da Ilha Grande.